Ensino Integrado de Música

Home/Ensino Integrado de Música
Ensino Integrado de Música 2017-05-15T21:00:07+00:00

ENSINO INTEGRADO DE MÚSICA 2017/2018

Ensino Gratuito

Trata-se de uma modalidade de ensino com opção por um instrumento musical*, que contempla as restantes áreas curriculares e que proporciona aos alunos que querem estudar música, um ambiente de aprendizagem plena.
O Ensino Integrado em Música não condiciona as opções futuras dos alunos, pelo que os mesmos não são obrigados a tomar decisões prematuras.

*(anexo VII à Portaria n.0 225/2012, de 30 Julho, de acordo com a oferta possível da escola).

A admissão no curso designado obriga, nos termos do número 2 do artigo 8o da Portaria 225/2012, de 30 de Julho, à realização de uma Prova de Seleção que deve ser aplicada pelo estabelecimento de ensino responsável pela área de formação vocacional.

Qual o currículo do Ensino Integrado?

O currículo do ensino integrado em música (2.o Ciclo) integra a componente académica regular e a componente vocacional artística da música, ambas lecionadas na mesma escola. (Artigo no2 da Portaria n.0 225/2012, de 30 Julho).

Inscrições: quando e onde?

Os alunos candidatos realizam uma pré-inscrição em ficha própria, a qual deverá ser entregue nos serviços administrativos da Escola EBS da Bemposta, impreterivelmente até dia 23 de Junho de 2017. As provas de seleção, para a constituição da turma 2017/2018, realizar-se-ão nos dias 29 e 30 de Junho de 2017, no horário compreendido entre as 9h00 -13h00 e as 14h30 —18h00.

O horário da prova será organizado por ordem alfabética. (consultar o site ou os serviços administrativos da EBS da Bemposta a partir do dia 26 de Junho).

Enquadramento da prova

A referida Prova tem carácter eliminatório apenas quando o número de candidatos for superior ao número de vagas (25 vagas), pelo que o processo de seleção dos candidatos aos cursos básicos de música do ensino artístico deve fazer -se considerando essa disposição normativa, conforme o número 2, do artigo 8. 0 da referida portaria.

A Prova de Seleção, realizada nos termos anteriormente referidos, deve ser precedida de uma entrevista ao candidato e ao(s) Encarregado(s) de Educação (E.E.). Esta entrevista, que não será objeto de classificação dos candidatos terá como objetivos:
I . Identificar a motivação do candidato para a aprendizagem musical no contexto do ensino artístico especializado.

2. Esclarecer o E.E. sobre a especificidade da aprendizagem da música no contexto acima referido.

A entrevista decorrerá antes da prova de admissão. (consultar os horários no site ou nos serviços administrativos da EBS da Bemposta).

Modelo da prova de aptidão musical

De acordo com a Agência Nacional para a Qualificação, a prova de Aptidão Musical deverá, essencialmente, identificar as capacidades do candidato para o ingresso nos Cursos Básicos de Música, tendo por objetivo avaliar:

  • A coordenação motora/adaptação ao instrumento
  • O ouvido musical
  • A capacidade de memorização e reprodução de padrões rítmicos e melódicosDias abertos para a experimentação de Instrumentos: 19 e 20 de Junho Horário: das 12h3O às 19hOO

Instrumentos em oferta educativa:

 Bateria
 Contrabaixo  Guitarra
 Piano
 Saxofone
 Violino
 Violoncelo

A MATRIZ SERÁ AFIXADA A PARTIR DO DIA 5 DE JUNHO (consultar o site ou os serviços administrativos da EBS da Bemposta).